Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo – Piesp: uma metodologia de mapeamento de tendências da economia paulista

A Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo – Piesp é realizada pela Fundação Seade desde 1998. Esse levantamento originou-se da necessidade de indicadores de médio e longo prazos para identificar as principais tendências setoriais e regionais da economia paulista. Os anúncios de investimentos produtivos e em infraestrutura de empresas privadas e públicas representam importante fonte de informação para análise e prospecção da dinâmica econômica. Ainda que não assegurem a efetiva realização dos empreendimentos, os anúncios revelam as expectativas dos empresários em relação ao futuro dos seus negócios e o nível de confiança na economia em geral, podendo vir a estimular uma onda de investimentos.
Do ponto de vista metodológico, a pesquisa diferencia-se de outras que também acompanham os investimentos anunciados, em razão do contato feito pelos pesquisadores com as empresas que anunciam os investimentos, o que aprimora a qualidade dos resultados e amplia o leque de informações sobre os empreendimentos.
Análise em PDF