Sobre a pesquisa

Este boletim disponibiliza dados preliminares sobre os anúncios de investimentos levantados pela Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo – Piesp.
A pesquisa capta, diariamente, anúncios de investimentos feitos na imprensa por empresas privadas e públicas, num processo que se organiza em três etapas:
1
a leitura inicial das notícias é feita por um programa (“robô”), que seleciona, por meio de termos pré-definidos, aquelas que podem estar relacionadas ao objetivo da pesquisa;
2
a equipe da Piesp faz a triagem das matérias, captando somente os anúncios que se referem a investimentos no Estado de São Paulo;
3
as informações contidas nos artigos publicados são confirmadas e complementadas em contato feito com as empresas responsáveis pelos investimentos.
Essas informações permitem a identificação das principais tendências setoriais e regionais da economia paulista, fornecendo elementos para a tomada de decisão dos agentes públicos e privados. Os anúncios de investimentos representam importante instrumento de análise e prospecção da dinâmica econômica e, ainda que não haja garantia da realização dos empreendimentos, revelam as expectativas dos empresários em relação ao futuro dos seus negócios e da economia em geral, influenciando a decisão de novos investidores.
Desde 2012, quando foi implantada a revisão metodológica da pesquisa, passaram a ser considerados todos os investimentos confirmados, independentemente de informação sobre o valor a ser investido, pressupondo-se que aqueles sem informação de valor também sinalizam a evolução da atividade econômica no Estado de São Paulo. Em vista disso, a proporção de investimentos confirmados em relação ao total de anúncios captados pela Piesp vem aumentando a cada ano, variando de 55,0%, em 2011, para 66,7%, em 2015.